Requisitos
Interesse em cursar pós-graduação em jornalismo/comunicação.
Ser nativos de países do continente americano e/ou profissionais de jornais, emissoras de rádio ou TV ou plataformas digitais.
Não ter mais de 35 anos na data de inicio de cada período de pedido de bolsa e bom domínio do idioma do país onde pretendem estudar.
Possuir diploma universitário, de preferência de uma faculdade de comunicação/jornalismo.
Ter, no mínimo, três anos de experiência profissional na sua área.
Candidatos dos Estados Unidos e do Canadá devem possuir certificado de autoridade reconhecida que demonstre sua proficiência no idioma espanhol ou português, para quem for estudar no Brasil.
Os candidatos latino-americanos devem fazer o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) se pretenderem estudar em um país de língua inglesa.
Todos os candidatos poderão pedir bolsa de estudos e estudar em universidades credenciadas pelo Conselho Latino-americano de Acreditação da Educação em Jornalismo (CLAEP), que podem ser encontradas aqui:
https://www.sipiapa.org/contenidos/programas-acreditados.html
Os bolsistas se comprometem a escrever um ensaio ou trabalho jornalístico, em qualquer gênero, sobre um tema relacionado com a liberdade de imprensa. O texto deve ter no mínimo dez mil palavras, deve ser enviado por e-mail um mês antes da conclusão da bolsa e poderá ser incluído em uma das publicações da SIP.
Os bolsistas se comprometem a voltar ao seu país de origem no final do ano letivo, de acordo com as normas e regulamentações relativas a vistos em vigor em cada país.